Investigação Apreciativa
É uma metodologia de construção coletiva para grandes grupos de pessoas que desejam realizar mudanças em sistemas sociais complexos. Foi criada por David Cooperrider, da Case Western Reserve University, em Cleveland, Ohio, EUA.
É baseada na Psicologia Positiva, proposta por Martin Seligman. Nessa perspectiva, as pessoas são estimuladas a construir novas possibilidades quando solicitadas a acessarem suas fortalezas, seus aspectos positivos, e não suas carências, suas faltas. Investigar é procurar o desconhecido e apreciar é reconhecer o que é positivo.
Na dinâmica da Investigação Apreciativa, os participantes são conduzidos em grupos por quatro estágios bem definidos: 1) Descoberta: trata-se de investiga e descobrir o “núcleo positivo” que há em toda organização ou sistema social; 2) Sonho: conduz o grupo a visualizar o sonho, o melhor futuro comum; 3) Design: planejar como colocar o sonho em prática, trazê-lo para a realidade; 4) Destino: implementar a visão de futuro, por meio das estruturas desenhadas na etapa anterior, inclusive indicando as pessoas que precisam ser envolvidas com essa realização.