orientar +
desenvolver

A partir da segunda da década de 1990, consolidou-se nos campos da pesquisa humanista a formulação de novas abordagens que colocam o ser humano como o centro da atenção e das estratégias. Entre as mais promissoras e de rápido desenvolvimento na atualidade estão a Teoria U, Psicologia Positiva, Investigação Apreciativa, World Café, Design Thinking e Videoconferência.

 
 
TeoriaU2.png

Teoria U

Uma jornada coletiva para abrir a mente, abrir o coração e abrir/acessar a vontade humana que transforma inspiração em ação, deixando ir os velhos paradigmas e acessando o novo que quer emergir, para produzir inovações de ruptura na organização e na sociedade.

Psicologia
Positiva

Psicologia Positiva

Na ciência do bem-estar, a felicidade é algo essencial e pode ser cultivada por meio de forças e virtudes e de ideias e atitudes como otimismo, gentileza e bom-humor. Cada ser humano tem uma assinatura própria das 24 Forças do Caráter e reconhece-la pode contribuir para o florescimento das melhores virtudes humanas.

Investigação 
Apreciativa

Investigação Apreciativa

um processo de construção coletiva de inovações, baseado na psicologia positiva e na busca do florescimento das melhores virtudes de uma organização ou sistema social, por meio da busca reflexiva e da apreciação do que é positivo nesse sistema. O processo tem quatro estágios: Descoberta, Sonho, Design e Destino.

 
World-Cafe.png

World Café

É uma metodologia de diálogo para grupos de pessoas com diferentes olhares sobre um tema escolhido. Todas as vozes importam. A diversidade do grupo é um fator importante para se chegar a resultados promissores no compartilhamento de saberes e olhares sobre o tema.

Design 
Thinking

Design Thinking

o termo design thinking (ou a abordagem do design) expressa a aplicação do modo de ser, pensar e fazer dos designers para resolver desafios de outras disciplinas, como a administração de empresas e a criação de negócios. Um elemento inovador dessa abordagem é ser centrado no usuário, isto é, o foco da atenção está direcionado primeiro na pessoa humana e só depois na “coisa” (o produto, serviço, organização, estratégia, regra, lei, objeto etc.).

videoconferencia.png

Videoconferência

Uma ferramenta computacional que permite a grupos de dois a mil participantes interagirem, por meio de sua imagem e voz, em uma sala virtual de conferência. Por dispensar o deslocamento físico dos participantes, permite ampliar a abrangência das reuniões, com grande economia de tempo e custos. A alta qualidade do som e da imagem transmitidos pela internet e as funcionalidades oferecidas por essa tecnologia, estão sustentando o surgimento de um novo paradigma de conexões e trocas humanas.

 
Thinking Environment.png

Thinking Environment

Uma proposta para aprimorar a comunicação entre as pessoas ao construir ambientes propícios à formação de pensamentos interdependentes. Ao conversar as pessoas devem observar os dez componentes do thinking environment: Atenção, Igualdade, Leveza/ Tranquilidade, Apreciação, Encorajamento, Sentimentos, Informação, Diversidade, Perguntas Incisivas e Local.  Por meio da prática desses dez elementos, pode-se chegar mais rapidamente ao nível 4 da escuta profunda e do campo generativo de conversa, conforme proposto pela Teoria U.

Biomimetica2.png

Biomimética

Um novo ramo da ciência que busca aprender com a genialidade da vida na Natureza, as estratégias de enfrentamento dos seres vivos a seus desafios evolutivos, estratégias essas que irão informar a construção de tecnologias aplicadas aos desafios humanos. É uma abordagem multidisciplinar ao olhar a Natureza como u, vastíssimo livro para inspirar a criação de inovações em todos os ramos do conhecimento.

Pesquisaacao.png

Pesquisa-ação

Uma abordagem de pesquisa das ciências sociais em que se promove a interação entre o pesquisador e a população, na busca conjunta de soluções aos desafios da população e de interesse da pesquisa. Os resultados atingidos são: a solução do desafio da população, a informação de campo ao interessa científico da pesquisa e o aumento da consciência de ambas as partes sobre o funcionamento do sistema social em estudo.

 
Art of
Hosting

Art of Hosting

Baseada em quatro pilares: estar presente, praticar a conversação aberta e inclusiva, sustentar a conversação e abrir espaço para a cocriação. O ponto central dessa abordagem é a prática continuada desses pilares na busca de se tornarem padrões automáticos nas conversas de grupos. Aliás, conversar é uma habilidade humana inerente e a conversa acolhedora abre espaços importantes para solução dos desafios comuns da nossa atualidade.

Dragon
Dreaming

Dragon Dreaming

uma metodologia para alinhar grupos de pessoas em organizações e sistemas sociais em torno do design do projeto que transforme um sonho em realidade aplicada. Respeita a natureza humana e busca na fonte de populações tradicionais e de tecnologias sociais atuais, os elementos para construir projetos bem-sucedidos em muitos campos de aplicação.

Comunicação
Não Violenta

Comunicação Não Violenta

Uma abordagem que, compreendendo que a comunicação é também uma ação na tentativa de satisfazer as necessidades humanas, procuram ampliar a compreensão para que essa ação se desprenda do medo, da vergonha, da acusação, da ideia de falha, da coerção, ou da ameaça.  A CNV traz luz às distinções entre observações e juízo de valor, sentimentos e opiniões, necessidades e estratégias, pedidos e exigências/ameaças. Um princípio básico é conseguir se expressar sentimentos e necessidades ao invés de críticas ou juízos de valor, sem utilizar o s conceitos de bom e mau, certo e errado.