World Café
É uma metodologia de diálogo para grupos de pessoas com diferentes olhares sobre um tema escolhido. A diversidade do grupo é um fator importante para se chegar a resultados promissores no compartilhamento de saberes e olhares sobre o tema.
Uma premissa é que todas as vozes importam, todos têm algo a contribuir. Assim, no world café, um facilitador do diálogo tem a função de garantir que todos escutem e todos tenham um tempo equivalente para falar.
Na dinâmica do world café, os participantes se distribuem em torno de uma mesa, em grupos de 4 a 6 pessoas. Escolhe-se um anfitrião e um guardião do tempo. É colocada uma pergunta de estímulo à conversa do grupo. Depois de um tempo de conversa, que varia de 20 a 30 minutos, todos exceto o anfitrião se levantam e trocam para mesas variadas, de maneira a formarem novos grupos. O anfitrião acolhe os novos viajantes, compartilha o que foi conversado na rodada anterior e coloca a nova pergunta.
À medida que os participantes vão trocando de mesas, os pensamentos e visões do problema vão se alinhando, tendendo a uma compreensão harmonizadas da questão que foi colocada para diálogo. Ao mesmo tempo que surge um ambiente de intimidade nas mesas, ocorre um crescente engajamento dos participantes por meio das conexões empáticas que se forma em todo o grupo.
É comum fazer-se 3 a 5 rodadas desse tipo, dependendo do tema e das perguntas de estímulo à conversa. Ao final das rodadas, todos fazem a colheita do que foi compartilhado, colocando esses achados de forma visual para todos os participantes.