Psicologia Positiva
É um ramo relativamente novo da psicologia, mas que tem suas bases em trabalhos de psicólogos humanistas nos anos 1950, como Abraham Maslow, Carl Rogers e seguidos por Martin Seligman e sua equipe na Universidade da Pensilvânia nos anos 1990.
Na ciência do bem-estar, a felicidade é algo essencial e pode ser cultivada por meio de forças e virtudes e de ideias e atitudes como otimismo, gentileza e bom-humor. Nessa linha, o reconhecimento das virtudes humanas, e seu empoderamento, pode contribuir para prevenir as patologias e os danos.
Uma das contribuições relevantes da equipe de pesquisa liderada por Selgman foi a criação de um sistema de classificação e avaliação de Forças e Vitudes de Caráter – VIA Value in Action (Valores em ação).
Por meio de respostas a uma pesquisa normalizada, o sistema identifica a sequência em que as 24 forças de caráter aparecem na personalidade de cada respondente: sua assinatura das forças de caráter.
Esse reconhecimento ajuda o sujeito a se valorizar por conhecer suas fortalezas, mas também por perceber que algumas forças não lhe são predominantes, para o que deve exigir um esforço maior quando for solicitado.